domingo, 7 de julho de 2013

O açúcar dá um câncer na alma - a vida tem que ser de verdade!

 Muitos curiosos de mercado, podem achar estas analogias absurdas, mas o açúcar dá um cansaço infinito na alma.

 Docemente vamos recebendo só o gostoso da vida. Nos acostumamos com as coisas belas, com tudo que é supostamente BOM pra gente.
 Aí mora um perigo que é difícil de combater: A felicidade o tempo todo.
 Isso é uma ideia errônea que se vende em todos ou na maioria dos produtos, porém, não dá para atacar um produto em específico, por exemplo o Açucar.
 Açúcar é só o mais próximo daquilo que o consumismo representa: Colocar adicionais artificiais para que se tenha a "melhor" experiência da vida.
 Para quê tomar um chá quente... sem ser ADOÇADO? Queremos uma pequenina recompensa por tudo. "Respirei direito hoje na fonoaudiologista, mereço uma paçoca..." NÃO você já ganhou o respirar direito. Uma coisa pode sim ter fim em si mesma e podemos sim encadear ações em prol da melhoria de nossa linha da vida.

É de tradição muito comum em muitos estudos de espiritualidade o jejum. Não é simplesmente uma questão física. Existe por trás do jejum o ato de se abster do consumo. De suportar a vontade de fazer outra coisa que não o obter, obter, obter... e pior ainda: QUERO AQUILO QUE É GOSTOSO.

Não sou a favor de correr atrás daquilo que é ruim. Isso é uma burrice maior ainda. Mas correr atrás daquilo que te ADOÇA pode ser uma coisa ruim também. Qualidade de vida não tem haver com prazer o tempo todo. Tem haver com adaptação. Coisa que é sim muito difícil para todo ser humano. Vivemos numa sociedade cheia de vícios, cheia de canais de comunicação que são utilizados o tempo todo para VENDER e COMPRAR. Assim como os deuses antigos, temos hoje as corporações. São invisíveis. São gigantes. São poderosas. Possuem a "alma" de muitas pessoas, afinal de contas quando alguém quer um emprego em algum orgão ou companhia, dedica horas de sua vida, seja em casa ou seja no próprio trabalho.

Agora, o que de são nisso tudo podemos aprender: devemos sim fazer exercícios para nos livrar das ideias que outros colocam em nossas mentes. Querem, sim, vender coisas e ideias para nós. Para não sofrer com isso, é preciso escolher algumas coisas. Todo dia. Repetir orações edificantes, fazer pacto com o bom Deus de querer fazer o bem na terra. Querer lutar pelo bom, pelo belo. Mesmo sabendo que o outro lado tem lá seus chamarizes, podemos nos deixar corromper quando estamos confusos, mas quando estamos cientes, humanos, estamos tranquilamente renovados... queremos sempre ser heróis. Queremos voltar para o céu, e é neste momento em que agradecemos o convite e aceitamos trabalhar onde quer que Deus nos coloque. Seja na terra ou no outro plano, estamos (temos que escolher estar) trabalhando para o time BOM... não para o time do açúcar da vida... para o time daquilo que é REALMENTE, DIVINAMENTE, BOM.

Faça preces, para melhor a vida, o mundo, para fazer algo de bom AQUI. AGORA.
Utilize a parte da promessa e conversa com Deus, além de ficar reclamando e pedindo, pedindo, pedindo. Peça para poder FAZER PELO OUTRO. Peça que tenha utilidade verdadeira no mundo e não só um apontador de defeitos e comentarista da desgraça. Levante bandeiras BOAS. Não precisa ser um NEUTRO... ser ZEN para tudo. Seja ZEN mas levante uma bandeira! Se arrisque pela ideia que você quer COMPRAR E VENDER. O mundo é um eterno comércio mesmo... mas é melhor não se fazer de rogado nessa história toda. Escola uma posição, assuma riscos, seja SÉRIO.

Eu digo isso para aqueles que precisam ouvir sobre a firmação na vida terrena.
Muitos dos que estudam a espiritualidade, acabam por gastar muito tempo com teorias e com leituras que são QUASE abstratas. É preciso também saber atender as necessidades simples dos seres humanos. Todo trabalho espiritual é uma espécie de cura. Seja um momento que se benze uma pessoa, quando se abençoa uma decisão que ela está lhe contando. Quando dedicamos algum momento pelo outro... este é um momento mágico em que podemos estar atuando na vida terrena desta pessoa. Pouco se pode fazer pela ALMA dela...

A alma da pessoa é uma coisa tão ancestral, tão grande, que nem mesmo a existência terrena da pessoa consegue compreender por inteiro. Muitos sensitivos podem ver os guias e os daemons da pessoa se mostrarem nas próprias atitudes da pessoa. Porém, não se pode MUDAR ou AJUDAR essa parte da pessoa. É fácil pois saber fazer uma cura ou benção para a pessoa, conversando com ela... quando não é possível controlar o foco da pessoa para o lado "positivo" das conversas, devemos nos proteger e manter a posição. Simples como um psicanalista.

 O estudante da espiritualidade não é um maluco... muito pelo contrário, deve estar preparado para saber aquilo que não tem sentido nenhum e conhecer muita referência de literatura e experiência de vida para poder compreender aquilo que as pessoas falam. Mas principalmente, deve-se saber realizar interação com todo tipo de pessoas. Não se pode deixar controlar por tipos mais maquiavélicos. Deve-se sim saber interpretar, interagir e também ter o controle de quando agir a seu próprio favor. NUNCA se deve deixar abater. Estamos na linha de frente do trabalho, temos que estar prontos para vencer se for preciso. Quando se entender aquilo que é a verdadeira caridade, compaixão, sem se exceder no "açúcar" do suposto "assistencialismo"... aí estamos prontos para agir.

Chegando nesse ponto, você está pronto para agir sem falar besteiras por aí. Vá com Deus e faça da sua vida uma vida de caridade e compaixão, afim de experimentar mais e mais a experiência humana. Com mais pessoas juntas de você e se sentindo um HUMANO por completo (o ser humano só se completa quando interage com seus semelhantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário